terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Socorro em portugal




Ja muitas vezes imaginei como seria o socorro a um acidente em gruta em portugal.

Á aproximadamente 15 dias fui deparado na comunicaçao social com a noticia de um grupo de escoteiros que se tinha perdido na Serra da Estrela e que tinha sido resgatado pelos Bombeiros. Ate aqui tudo bem, o estranho é como é que ouve tanto alarido á volta disto...

...Porque estava alerta amarelo e os escoteiros deviam era ter ficado em casa. Mas um alerta amarelo que eu saiba não é obrigatoriamente uma proibiçao de ir seja para onde for (desde que bem equipado), por este facto é que leio com grande admiraçao todo este alarido que se criou.

O mais estranho nisto tudo e como é que os bombeiros se orgulham tanto de um resgate que demorou tantas horas (na serra da estrela), que nao tem assim uma dimensão tao grande quanto isso quando comparada com outras nossas vizinhas. Como sera quando acontecer um acidente a serio? Algo mais grave que um grupo de escoteiros perdidos?

Mais estranho ainda é como é que o circo da comunicaçao social é chamado e avisado tao rapidamente... muito provavelmente pelos proprios bombeiros... precisarão assim tanto de publicidade?

Por varias vezes durante as minhas actividades espeleologicas cruzei-me ou com bombeiros ou com "trabalhos feitos por eles" e de nenhuma das vezes fiquei bem impressionado.

Seja quando resolvem treinar a colocaçao de um spit e nem têm um bocadinho de cuidado para escolher a pedra onde vao treinar, começando logo a burilar na parede que lhes aparece á frente, seja quando vejo um bombeiro com um arnes ao contrario !!! e a justificaçao dele depois de alertado para o facto é que lhe tinham dado o arnes assim...

É por estas e por outras que se um dia acontecer um acidente em gruta espero que os bombeiros nem apareçam... para poder ser resgatado em segurança...

Ja estou a ver um chefe dos bombeiros a dizer as seguintes palavras:

-As grutas sao um lugar muito perigoso para se andar, estes espeleologos deviam era estar em casa...

Para terem estas palavras, que as tenham sobre andar de automovel porque isso é que é realmente perigoso.

Parece-me que está na hora de se criar realmente instituiçoes que sejam responsaveis pelos resgates, e no caso da espeleologia essa responsabilidade deveria recair em nos espeleologos.

Aqui ficao alguns links com a noticia dos escoteiros, contada pelos dois lados, como sempre deveria acontecer...

aep48damaia

escoteiros

correiodamanha 1

correiodamanha 2

Que se note que não sou nem nunca fui escoteiro

10 comentários:

  1. Não foi escuteiro, mas ainda vai a tempo. Pode sempre fazer um curso de resgate, porque parece-me que tem o perfil adequado e procurado pelos grandes tecnicos da área. Não basta indignar, à que agir.

    espreite este forum:

    http://www.portaldafenix.com/index.php?topic=6609.msg36566#msg36566

    ResponderEliminar
  2. Em relação a vir a ser escuteiro, a probabilidade e baixa.
    Em relação ao curso de resgate, esta nos meus planos a médio prazo, assim como o de primeiros socorros.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo

    Por sorte ou por azar, sou escuteiro sou bombeiro, sou praticante assíduo e regular de canyoning (nível II), e, para meu infortúnio, galardoado com com curso de salvamento em grande ângulo, curso de resgate e salvamento, e, já agora, com inúmeros cursos de socorrismo, entre muitas outras actividades relacionadas que aqui não entram para a questão. E gosto quando aparecem tópicos como este que dão azo a discussões saudáveis. :-)
    Como pode constatar, tenho alguns largos momentos de trabalho na área, e, sinceramente fico triste quando ouço lamentos em relação ao trabalho dos bombeiros, que, dando o que podem, são agraciados com comentários do género do acima referido. Certo é, que há profissionais e profissionais, mas aquele que refutar qualquer ponto do meu trabalho, terá na hora de se justificar e de me mostrar como se faz melhor.
    Reparo que aparenta experiência na área. Se me permite a ideia, porque não colocar os seus conhecimentos ao serviço da comunidade, aliando-se ao corpo de bombeiros da sua zona, e criando um forte grupo de salvamento em grande ângulo? É uma mais valia, um grande passo, e, sinceramente, o mais próximo que estará de contribuir para a tal "instituição responsável pelo resgate" que acima refere.

    Aproveito para deixar uma nota... não menospreze o trabalho dos bombeiros, pois, não querendo obviamente desejar-lhe algum mal, no dia em que precisar, serão eles quem se dignarão socorrê-lo.. e ficar-lhes-á bastante grato por isso.

    Um abraço, e boas escaladas ;-)

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo

    Em primeiro lugar quero aqui deixar bem claro que não tenho nada contra os bombeiros e sei que na sua grande maioria dão tudo o que têm e não têm.

    O problema esta muito acima dos bombeiros, neste caso particular sei que existem imensas guerras na zona entre quais os bombeiros responsáveis por os resgates em cada zona, e muitas vezes derivado a estas guerras internas quem é prejudicado e o acidentado, como disse no post, não é por acaso que a comunicação social foi logo avisada.
    Em relação a vir a integrar um corpo de bombeiros não e ideia que ponha de parte, mas não com este fim, um futuro corpo de resgate em gruta terá sempre de ser composto por espeleologos, ou espeleologos bombeiros, porque são estes que conhecem melhor que ninguém as grutas e como se movimentar dentro delas.
    É o mesmo caso dos resgates em montanha, como podemos ter bombeiros a fazer resgate, quando muitas vezes nem sabem como ser uma carta militar (não por culpa deles mas por falta de formação) colocam em perigo a vitima e eles próprios.

    Volto a afirmar que não tenho nada contra os bombeiros (que infelizmente se encontrão envolvidos em grandes guerras internas de poder) e obviamente que ficaria bastante grato se um dia precisar e for socorrido. Aquilo que digo é que os próprios participantes das modalidades como o seu caso como praticante de canyoning terá sempre vantagem quando fizer um salvamento no âmbito da mesma.
    O mesmo se aplica ao montanhismo e a espeleo.

    Um abraço e obrigado por o contributo

    ResponderEliminar
  5. eu acho que "devias ficar em casa que isso é muito perigoso, agora enfiarem-se nos buracos, onde já se viu isto, esta malta anda é mesmo à procura de sarilhos, e depois lá vão os bombeiros, coitados, e é por isso que depois se atrasam para me virem buscar para a fisioterapia!!"

    ResponderEliminar
  6. Esta conversa anda muito interessante... Ó meu caro amigo Bin Laden, no meio de tanta conversa andou para trás e para a frente, ora deita abaixo os bombeiros, ora elogia o seu trabalho... decide-se... e é bom que não venha a precisar de ser socorrido por um bombeiro, quer ele tenha ou não formação, vai arriscar a sua vida para salvar a sua... ;-)

    ResponderEliminar
  7. Bom dia caro anónimo.

    Não deito abaixo os bombeiros, apenas relato factos concretos, como o caso dos bombeiros levarem 3 horas para "resgatar" um grupo de escoteiros no inicio das neves, em que não havia mais de 10cm de neve no chão. Em 3 horas quase que me ponho eu la de Lisboa.

    Não esta em causa o risco que os bombeiros correm para nos socorrer, o que esta em causa e a sua formação, é óbvio que prefiro ser resgatado por uma pessoa sem formação que não ser resgatado de maneira nenhuma, agora quando a pessoa que resgata não tem formação põe a sua vida e a da vitima em riscos desnecessários.

    Ainda a pouco tempo estive a falar com um amigo meu que é bombeiro sapador e que ate teve treino de resgate em gruta, mas ele próprio admitiu que não têm treino suficiente para fazer um resgate real.

    Há uma historia que é contada de um acidente, em que a vitima partiu uma perna nesse acidente, e a pessoa que a foi "salvar" partiu-lhe a outra...

    Seja os bombeiros seja quem for quando vão fazer um resgate têm de saber o que estão a fazer, não podem ir procurar um grupo de escoteiros apenas com uma carta militar, que ao sabor dos flocos de neve imediatamente se desfaz...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelo esclarecimento... ;-)

    ResponderEliminar
  9. Olá boa tarde a todos…
    Gosto de debater estas coisas do Resgate!!
    Sou bombeiro permanente e Técnico de Resgate em Salvamento em Grande Ângulo (SGA) ENB entre outras formações em Socorrismo como TAS/INEM, mas acima de tudo sei do que o senhor canevare fala em relação a Resgate dentro de Gruta, pois sou espeleólogo da Federação Portuguesa de Espeleologia e sei que a formação de SGA da ENB não é adequada a essa realidade!

    ResponderEliminar
  10. Sim é verdade…
    Espero que as coisas mudem antes de haver um acidente…

    ResponderEliminar