sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Pirataria e download informáticos, sim ou não?

Toda a gente pratica pirataria informática, mas nunca vi ninguém a dar motivos plausíveis para a fazer, parece que toda a gente a faz mas toda a gente tem medo de a assumir, o máximo que vejo e as pessoas a defenderem-se dizendo que o Iva e elevado ou que a sua condição económica não permite que comprem o que querem.
Sinceramente não tenho a menor dor na consciência quando faço um download de uma musica ou filme, nem sequer quando utilizo um programa pirateado, ate porque os programas pirateados dão sempre menos problemas que os legalizados.
Ao longo dos tempos, sempre fomos invadidos por produtos desnecessários e sem qualidade, dês do tempo das cavernas ate a nossa tão publicitada “ERA DA INFORMAÇÃO”, e sempre ao longo desses tempos tivemos meios, mais ortodoxos ou menos ortodoxos de controlar esse excesso de oferta.
Aquilo que eu penso é que a pirataria informática funciona como um filtro que separa o trigo do joio, seja a comprar um DVD aos ciganos, ou a partilhar musicas em mp3, só estamos a fazer um bem a sociedade e economia mundial.
A maior parte das teorias económicas são baseadas em comida e na sua quantidade, por isso vou citar uma teoria de alguém com já alguns aninhos, Thomas Malthus tinha uma teoria que diz:
(a população cresce em progressão geométrica (2, 4, 8, 16, 32..) já que fazer filhos tem a sua piada, nomeadamente em 1766, época de Thomas Malthus
(já as reservas de comida crescem em progressão aritmética (1, 2, 3, 4...)
isto quer dizer que um dia o sistema entra em rotura, já que começa a haver mas bocas para alimentar que alimentos. E nessa altura que entra uma peste negra, ou uma gripe das aves (mais actualizada), ou então uma guerrilha e elimina grande parte da população.
Nos tempos actuais o problema dos alimentos e do excesso de bocas para alimentar já não se aplica, em grande parte porque as pessoas encontraram maneira mais simples de se divertir do que fazer filhos, ou melhor continuam a divertisse mas sem fazer filhos. Infelizmente apenas em 20% de todo o mundo.
Mas afinal onde e que o trigo e a sua produção se liga a informática? Hoje em dia nem sequer sabemos se o trigo cresce no supermercado ou em Marte…A teoria de Thomas Malthus aplica-se hoje em dia de uma forma inversa.
A progressão geométrica aplicasse as músicas filmes, programas, etc etc.
Enquanto que a progressão aritmética aplicasse as pessoas, isto quer dizer que em pouco tempo estamos inundados de musicas, filmes e programas, grande parte deles sem um mínimo de qualidade.
E como vamos resolver o problema da quantidade e qualidade? Exactamente da mesma forma que os vírus e as guerras controlam a população, com pirataria informática.
A pirataria informática quem como função filtrar o mercado, será que os U2 vão acabar porque fazemos download das musicas deles? Não me parece apenas aqueles que não têm qualidade vão acabar, o memo se aplica aos filmes e aos programas informáticos.
Longe de mim a intenção de fazer publicidade a favor da pirataria informática, nem arranjar uma desculpa para a praticar. Apenas é a minha opinião, assim como gostava que dessem a vossa.

Sem comentários:

Enviar um comentário