sábado, 8 de outubro de 2005

Religiões, semelhanças e diferenças…

Haverá assim tanta diferença entre as religiões?
O Islamismo foi fundado em 622 d.C., na cidade de Madina (Medina), Arábia por Mohammad (Maomé).Maomé fundou o islamismo depois de ter recebido a visita do anjo Gabriel (Jibril, em árabe), que lhe revelou o que hoje é conhecido como o Alcorão.Jesus é respeitado e reverenciado no Islamismo como um dos maiores mensageiros de Deus para a humanidade, acima dele apenas Maomé, é o maior e o último deles.
Aqui já temos uma grande ligação entre Islão e Cristianismo, o anjo Gabriel e Jesus Cristo.O judaísmo, tem ligações profundas com o cristianismo, já que o ultimo nasceu do próprio judaísmo.Chegamos a conclusão que tanto no islamismo, cristianismo e judaísmo, têm pelo menos duas figura comuns, assim como os ideais transmitidos por estes.
No que diz respeito ao budismo, esta surgiu na Índia, no ano 630 a.C., fundada por Sidarta Gautama, o primeiro Buda.No Budismo não existe um céu ou um inferno. como proclamam as outras religiões, no budismo o mal e o bem manifestam-se através de estados de vida, partilhamos o mesmo espaço físico, mas o nosso eu interno pode estar em paz ou em guerra. É como se vivêssemos em mundos diferentes.Toda a crença budista está fundamentada nos ensinamentos do Buda, que não é visto como um Deus, e sim um ser humano que conseguiu alcançar a iluminação e o nirvana.
Apesar de nunca se ter provado, há quem acredite que grande parte da adolesceria de Jesus Cristo foi passada junto de monges budistas, aquilo que apenas se sabe, é que há um período da vida de Jesus Cristo que não é relatado. Aquilo que se consegue encontrar, é uma grande semelhança entre os ensinamentos budistas e aquilo que Jesus Cristo pregava.
O hinduísmo será destas aquela que mais se afasta do padrão. No hinduísmo não há linhas condutoras, hierarquia sacerdotal nem órgão governativos, não deixa de ter suamis (mestres) e gurus (guias espirituais).
É difícil definir o hinduísmo por o que já afirmei anteriormente e também porque tem cerca de 330 milhões de deuses, apesar da quantidade de deuses, o hinduísmo apresentasse como sendo uma religião monoteísta, isto porque estes 330 milhões de deuses são apenas a representação dos poderes de um deus maior (como se fossem ministros de um governo).
Não há certezas sobre as origens do hinduísmo apesar de se acreditar que possa ter como base algumas civilizações ancestrais como a babilónica e a iraniana.
O que se encontra de comum com as outras religiões, principalmente com a Crista e o relato de um dilúvio que vinha limpar o mundo dos seus males, algo bastante parecido há historia da arca de Noé, a estrutura divina do hinduísmo também e bastante idêntica à católica, (Brama, o Criador, Vixenu, o Preservador e Xiva, o Destruidor).
Todas estas religiões têm como base o não à violência, mesmo que não se note.

1 comentário:

  1. Oi, oi! Gostei muito do seu texto. Obrigada pela transmissão de conhecimento que foi feita de forma clara e concisa, sem enrolações (embora hajam alguns errinhos de português :)) Até breve.
    - Tetz -

    ResponderEliminar