Aproximasse o fim de semana, e fica aqui o meu conselho para uma visita à Quinta da Regaleira em Sintra.Ainda mais agora que esta tão na moda se falar da Maçonaria, este é um dos lugares mais simbólicos desta em Portugal
Edificado nos primórdios do Século XX, ao sabor do ideário romântico, este fascinante conjunto de construções, é o resultado da concretização dos sonhos mito-mágicos do seu proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), aliados ao talento do arquitecto-cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936).
No entanto, a quinta encerra muito mais segredos, pois está repleta de símbolos mitológicos e esotéricos, estátuas de deuses, poços iniciáticos, jardins, grutas e todo um mundo aberto a múltiplas descobertas e interpretações.
O poço iniciático, rodeado por galerias subterrâneas, com uma escadaria em espiral, sustentada por colunas esculpidas, por onde se descem nove patamares até ao fundo do poço. Os nove patamares circulares do poço, separados por 15 degraus cada um, invocam referências à Divina Comédia de Dante e podem representar os 9 círculos do inferno, do paraíso, ou do purgatório. No fundo do poço está embutido em mármore, uma cruz templária sobre uma estrela de oito pontas, que é o emblema heráldico de Carvalho Monteiro.Diz-se iniciático porque acredita-se que era usado em rituais de iniciação à maçonaria.A simbologia do local está relacionada com a crença que a terra é o útero materno de onde provém a vida, mas também a sepultura para onde voltará. Muitos ritos de iniciação aludem a aspectos do nascimento e morte ligados à terra.O poço está ligado por várias galerias ou túneis a outros pontos da quinta, a entrada dos guardiôes, ao lago da cascata e ao poço imperfeito. Estes túneis, outrora habitados por morcegos afastados pelos muitos turistas que visitam o local, estão cobertos com pedra importada da orla marítima da região de Peniche, pedra que dá a sugestão de um mundo submerso.
Horário: de Novembro a Janeiro, das 10 às 17.30 horas; de Fevereiro a Maio e Outubro, das 10 às 18.30; de Junho a Setembro, das 10 às 20; visitas guiadas (duas horas) por marcação.
Morada: Rua Barbosa du Bocage - 2710 SintraTelefone: 219.106.650
Sem comentários:
Enviar um comentário