quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Síndroma do nariz branco detectado em França

Uma equipa de investigadores detectou um morcego com síndroma do nariz-branco em França. O indivíduo foi detectado durante uma intensa monitorização de hibernação, o que sugere, uma vez mais, a importância de todos os que visitam abrigos estarem atentos aos sinais.



Até ao momento esta enfermidade só tinha sido detectada nos EUA, e embora já tivesse sido avançada a possibilidade de estar também presente na Europa. este é o primeiro caso confirmado. Este fungo (Geomyces destructans) já foi responsável para morte de mais de 1 000 000 de indíviduos nos EUA, havendo casos de colónias em que todos os indivíduos morreram.

Os autores do estudo, sugerem três cenários possíveis. O primeiro cenário, e aquele que merece maior preocupação, seria que o fungo só agora tivesse chegado à Europa, estando todos os morcegos em risco. Num segundo cenário o fungo já estaria presente na Europa por um longo período, o que significaria que os morcegos europeus teriam desenvolvido imunidade. Este perspectiva seria muito animadora, já que, ao perceber as características que permitiram desenvolver esta imunidade dar-se-ia um importante contributo para evitar a sua propagação nos EUA. O terceiro cenário aponta a possibilidade do fungo Geomyces destructans não ser o primeiro responsável pela mortalidade, mas sim um oportunista que surge em indivíduos já comprometidos por outros agentes patogénicos.

Segundo o mesmo artigo, uma vez que o indivíduo não se encontrava com peso abaixo da média, sintoma característico dos morcegos vítimas deste síndroma nos EUA, é possível que estejamos perante o segundo ou terceiro cenário.


Noticia retirada de : morceguismos

Uma pequena chamada de atenção para os praticantes de geocaching, há algumas caches em grutas onde os morcegos hibernam, é de evitar essas visitas.

2 comentários:

  1. síndrome do nariz branco hummm isso deve ter sido o mesmo que afectou a winehouse não hihih

    qualquer dia chegam à "porta" da gruta e encontram:
    http://www.coasttocoastam.com/cimages/var/ezwebin_site/storage/images/coast-to-coast/repository/photos/white-nose-syndrome/425923-1-eng-US/White-Nose-Syndrome_photo_medium.jpg

    ResponderEliminar
  2. Mas uma solução já está a ser posta em pratica, pesquisadores têm a esperança de que o uso de caixas aquecidas como abrigos para morcegos possam reduzir o número de animais que morrem da síndrome do nariz branco - um problema de saúde que vem dizimando as populações de morcegos em hibernação por toda a região nordeste dos Estados Unidos.

    Até meio milhão de morcegos podem ter morrido dessa doença mal compreendida desde que ela foi descoberta no Estado de Nova York, em 2006. Porque corpos de morcegos emaciados eram muitas vezes encontrados espalhados na entrada das cavernas atingidas, alguns cientistas desenvolveram a hipótese de que os morcegos estivessem morrendo de fome durante a hibernação.

    Agora, uma dupla de ecologistas criou um modelo matemático que sugere que os padrões de hibernação dos morcegos estão sendo alterados, o que os força a queimar suas reservas de gordura a fim de se manterem aquecidos. Além disso, eles propõem instalar abrigos aquecidos dentro das cavernas afetadas a fim de acomodar os morcegos, o que permitiria que eles conservassem energia e sobrevivessem.

    vamos ver se com o passar do inverno a população destes animais se mantenha.

    Bom Post.

    Abraços

    ResponderEliminar