sexta-feira, 8 de maio de 2009

Víbora do Geres

Vibora esculpida num penedo do Geres



Existem duas espécies de víboras no nosso país: a víbora-cornuda (Vipera latasti) e a víbora de seoane (Vipera seoanei). Enquanto a primeira tem uma distribuição generalizada por todo o país, a segunda restringe-se a uma faixa estreita no Norte. Caracterizam-se por possuirem dentes venenosos demasiado longos para permitir o encerramento da boca. Em situações de perigo, normalmente optam por fugir, mas podem morder com destreza quando se vêem encurraladas. Conhecem-se alguns casos fatais de mordeduras, apesar de não serem frequentes e de ocorrerem essencialmente com pessoas débeis, doentes, crianças e idosos. Mas existem antídotos específicos para estas espécies.
Apesar das características potencialmente perigosas destes animais, lembre-se que eles fazem parte dos ecossistemas, desempenhando papéis tão importantes como o controlo das populações de roedores e das doenças por eles disseminadas. O seu desaparecimento tem sempre consequências graves no equilíbrio natural, já tantas vezes instável. Para além deste aspecto, a impressionante e complexa constituição dos venenos abre perspectivas inquestionáveis na investigação médica, na pesquisa de novas substâncias activas com propriedades terapêuticas. Por todos estes motivos, estes animais não devem ser considerados como criaturas perversas e facínoras, mas devem ser respeitados por todas as funções benéficas por que são responsáveis.

Víbora cornuda



Víbora de seoane




4 comentários:

  1. Olá. Não sei de onde vem esta ideia das víboras possuírem dentes demasiado longos para permitir o encerramento da boca! Elas fecham a boca sem qualquer problema. Os presas que inoculam o veneno são longas. Se estivessem numa posição mais ou menos vertical e fossem imóveis e se a configuração da boca das víboras fosse a mesma então não conseguiriam fechar a boca. No entanto as presas são retracteis (mais ou menos como as unhas de um gato) e "dobram" para trás a partir da base, o que permite às víboras fechar a boca. Marco Caetano

    ResponderEliminar
  2. Tens razão Marco, ainda a pouco tempo vi uma na Serra de Aire e tinha a boca fechada.
    Erro meu por ter transcrito algo sem verificar.

    ResponderEliminar
  3. nao tem logica nenhuma q uma vibora so consiga fechar a boca com dentes longos...

    ResponderEliminar