sábado, 4 de fevereiro de 2006

Dependência do Estado

Ao ver esta corrida incessante de todos os portugueses ao euromilhões, lembrei-me de um estudo que vi a pouco tempo, em que afirmava que os portugueses eram aqueles que mais confiavam o seu futuro ao estado.
Pelos vistos não e só do estado, que os portugueses esperam a resolução dos seus problemas, mas também da sorte…

O estudo afirmava que os portugueses, eram aqueles que menos poupavam para a reforma, e que acreditavam que alguém ou algo vai cuidar deles quando precisarem, (neste caso o estado).

Os portugueses podem sempre afirmar que são dos que recebem menos, dos que têm menos rendimentos da Europa, e que por esse facto não têm possibilidade de poupar.

Curiosamente ou talvez não, os cidadãos do pais mais eficaz e “rico” da Europa, os Suecos, são aqueles que menos querem depender do seu estado para lhes assegurar o futuro, o estudo afirmava que na Suécia 64% dos inquiridos já tinham começado a poupar para a reforma.

Por cá apenas 23% pensaram em poupar alguma coisa, mesmo sabendo de como o nosso estado funciona…

É uma questão de cultura, um latino nunca pensará da mesma maneira que um nórdico, mas não estará na altura de os portugueses deixarem de culpar o estado por todos os males que os assolam e começarem a pensar que eles também têm de fazer alguma coisa por o seu futuro e por o futuro do País?

Sem comentários:

Enviar um comentário