quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Víbora Cornuda

Durante o ultimo passeio que fiz por a Linha do Tua tive a sorte e honra de me deparar com uma víbora cornuda, lá estava ela escondida sob as travessas da linha ferroviária esperando que ninguém a incomoda-se.
As minhas desculpas por as fotos não serem as melhores…


Em Portugal existe a ideia que não há cobras venenosas, uma ideia errada, a mordedura da víbora cornuda não será fatal para um adulto saudável mas pode trazer “sarilho” se a vitima for uma criança ou um idoso, mas elas NUNCA ATACAM a não ser que sejam muito provocadas e não tenham hipótese de fuga.

Infelizmente o medo humano destas cobras levou a que fossem perseguidas durante séculos… já me chegaram a contar relatos de pessoas que afirmavam que as víboras subiam as árvores só para se atirar ao pescoço das pessoas…

Importante mesmo é que esta espécie faz parte da fauna portuguesa e a sua existência é muito importante no combate aos pequenos roedores.

De salientar que os répteis contrariamente ao que se pensa, são animais muito frágeis, por isso é de evitar, persegui-los ou mexer-lhes seja com as mãos seja com “paus”, a energia que ele despende com o stress provocado por esses actos pode ser o suficiente para os matar.

30º Curso de nível 2 do CEAE - Iniciação à Espeleologia

Aqui ficam algumas fotos dos últimos fins-de-semana de divertimento...






É sempre o mesmo a ficar entalado…










Um agradecimento especial ao Gonçalo Arouca, Ana Pinheiro e Sílvia Esteves (fotógrafos de serviço)