terça-feira, 27 de abril de 2010

Ate um dia Daniel ...


foto P.Pinto

Os amigos são para a eternidade, estarás sempre connosco.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Pare, Escute, Olhe



PARE, ESCUTE, OLHE é uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra. Esses partiram com o comboio, impunes. O povo ficou, isolado, no único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.

Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.

Uma barragem que nada de bom trará nem para a região nem para Portugal, a não ser encher os bolsos de donos de pedreiras e cimenteiras que continuam a destruir os nossos parques naturais…



pare escute olhe, porque vale a pena lutar

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Arqueólogos da Universidade de Evora descobrem grutas com arte rupestre

No âmbito das aulas práticas da Licenciatura e do Mestrado de Arqueologia da Universidade de Évora identificou-se nas traseiras do altar da Ermida de Nossa Senhora da Lapa, na freguesia de Alegrete, concelho de Portalegre, uma ampla gruta natural onde são visíveis pinturas rupestres esquemáticas de cor vermelha.

O acesso à gruta efectua-se por uma pequena porta dissimulada sob o altar da ermida. Embora a gruta fosse do conhecimento local não se conhecia a presença destas pinturas atribuídas ao Neolítico e Calcolítico. Ainda que parcialmente cobertas por cal, estas pinturas revelam uma continuada sacralização do espaço ao qual está associada uma antiquíssima lenda relacionada com um cavaleiro medieval.

No âmbito de um protocolo estabelecido entre a Junta de Freguesia de Alegrete e a Universidade de Évora irão iniciar-se no próximo dia 29 de Março os primeiros trabalhos de estudo deste importantíssimo sítio arqueológico. Nesta primeira fase, para além da elaboração do levantamento topográfico do local, proceder-se-á à fotografia e decalque das pinturas já visíveis e a prospecções arqueológicas na área envolvente da ermida. A continuação dos trabalhos está prevista para o próximo Verão prevendo-se a limpeza da cal que cobre grande parte das pinturas com mais 5000 anos. Equaciona-se, igualmente, a abertura de sondagens arqueológicas no interior da gruta.

Os trabalhos arqueológicos foram recentemente aprovados pelo IGESPAR e autorizados pela Diocese de Portalegre e Castelo Branco.
Jorge Oliveira Departamento de História

ueline

Com algum trabalho muitas mais irão aparecer