sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Síndroma do nariz branco detectado em França

Uma equipa de investigadores detectou um morcego com síndroma do nariz-branco em França. O indivíduo foi detectado durante uma intensa monitorização de hibernação, o que sugere, uma vez mais, a importância de todos os que visitam abrigos estarem atentos aos sinais.



Até ao momento esta enfermidade só tinha sido detectada nos EUA, e embora já tivesse sido avançada a possibilidade de estar também presente na Europa. este é o primeiro caso confirmado. Este fungo (Geomyces destructans) já foi responsável para morte de mais de 1 000 000 de indíviduos nos EUA, havendo casos de colónias em que todos os indivíduos morreram.

Os autores do estudo, sugerem três cenários possíveis. O primeiro cenário, e aquele que merece maior preocupação, seria que o fungo só agora tivesse chegado à Europa, estando todos os morcegos em risco. Num segundo cenário o fungo já estaria presente na Europa por um longo período, o que significaria que os morcegos europeus teriam desenvolvido imunidade. Este perspectiva seria muito animadora, já que, ao perceber as características que permitiram desenvolver esta imunidade dar-se-ia um importante contributo para evitar a sua propagação nos EUA. O terceiro cenário aponta a possibilidade do fungo Geomyces destructans não ser o primeiro responsável pela mortalidade, mas sim um oportunista que surge em indivíduos já comprometidos por outros agentes patogénicos.

Segundo o mesmo artigo, uma vez que o indivíduo não se encontrava com peso abaixo da média, sintoma característico dos morcegos vítimas deste síndroma nos EUA, é possível que estejamos perante o segundo ou terceiro cenário.


Noticia retirada de : morceguismos

Uma pequena chamada de atenção para os praticantes de geocaching, há algumas caches em grutas onde os morcegos hibernam, é de evitar essas visitas.