quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL e muita neve

São os meus votos e do meu amiguinho aqui

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sismo de magnitude 6,1

1:35 estava eu a pensar que já era hora de ir para a cama quando começo a ouvir um estranho barulho que de imediato foi substituído por um abalo... estando sozinho na cama rapidamente pude concluir que se tratava de um sismo (6.1 segundo o Instituto de Meteorologia).

Como bom espeleologo tenho sempre na mesa de cabeceira um frontal que rapidamente confirmei se permanecia no sitio para o caso (felizmente na verificado) de replicas mais forte, e la fui eu dormir...

Aqui fica a noticia, alguns relatos e alguns conselhos úteis.



A terra tremeu hoje na Península Ibérica e em Marrocos, exactamente às 01:37:47h, numa intensidade de 6,1 na escala de Richter, segundo o Instituto de Meteorologia de Portugal. Não há danos a registar.

De acordo com dados do Instituto de Meteorologia de Portugal, o sismo que foi sentido esta madrugada em toda a Península Ibérica registou 6,1 graus na escala de Richter (num total de 10), uma intensidade considerada média.

Os instrumentos registaram uma duração de alguns minutos, mas o sismo apenas foi sentido pelas pessoas durante cinco a oito segundos, disse a mesma fonte.

O epicentro deu-se no mar, a 30km de profundidade e a Oeste de Gibraltar, cerca de 185km a Oeste de Faro e 264km a Sudoeste de Lisboa. O primeiro abalo foi seguido de dezasseis réplicas. Às 11:00 (em Portugal Continental) a actividade sísmica ainda ocorre.

De acordo com o European-Mediterranean Seismological Centre (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico) e do U.S. Geological Survey (USGS, o instituto de geologia norte-americano), o abalo deu-se exactamente às 01:37:47h e teve uma magnitude um pouco mais baixa do que a avaliada pelo Instituto de Meteorologia: 5,7 na escala de Richter.

Já o Instituto de Sismologia de Espanha avaliou em 6,3 na escala de Richter a intensidade do abalo sísmico.

Oito réplicas de fraca intensidade

Até às 03.47h, o site do Instituto de Meteorologia dava conta de oito réplicas do abalo, todas a Sudoeste do Cabo de São Vicente e com magnitudes entre os 2,3 e os 1,3 graus na escala de Richter. Sem danos a registar

Contactada pelo DN.pt, a Protecção Civil afirma não ter registo de danos pessoais ou materiais. As chamadas recebidas foram apenas para dar conta da ocorrência do sismo e não foram registados quaisquer pedidos de ajuda.

----------------------------------------------------------------------------------

O site European-Mediterranean Seismological Centre disponibiliza uma plataforma que permite aos seus utilizadores fazer relatos de ocorrências deste género. Neste site, residentes em Portugal e até Espanha e Marrocos relataram as suas experiências:

Portimão, a 139 km (Noroeste) do epicentro
"Senti dois tipos de vibração. Uma inicial suave mas intensa de curta duração, que se seguiu uma vibração mais forte em que foi perceptível o edifício vibrar e abanar."

Sesimbra, a 226 km (Norte) do epicentro
"Durou cerca de 3 segundos"

Amora, a 231 km (Norte) do epicentro
"Onda de calor. Senti o sismo principalmente porque a cadeira onde estou sentado tem rodas e moveu-se sozinha."

Costa de Caparica, a 244 km (Norte) do epicentro
"Teve a duração de 15 a 20 segundos, sentido no Monte de Caparica. Forte o suficiente para causar tonturas a andar, pequenos objectos como louças tilintares e vibrarem. Estava no messenegr e pessoas relataram terem sentido em Coruche, Damaia e Portimão."

Lisboa, a 256 km (Norte) do epicentro
"Tinha um armário com a porta aberta que se fechou. Senti claramente o predio a abanar de um lado para o outro."

Ayamonte, Espanha, a 235 km (Este) do epicentro
"Segundos antes assustei-me com o ruído dos pássaros, porque eram duas e meia da madrugada [uma hora a menos em Portugal], e depois começou tudo a mover-se e a tremer, de maneira bastante forte"

Gafanha da Encarnação, a 469 km (Norte) do epicentro
"Foi mesmo engraçado, pois foi a primeira vez que senti alguma coisa e é estranho que tenha sido tão longe, quando houve clara percepção e ruído."

Marraquexe, Marrocos, a 569 km (Sul) do epicentro
"Assustador"

dn.sapo

Sabe o que fazer em caso de sismo?

Alguma historia

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Socorro em portugal




Ja muitas vezes imaginei como seria o socorro a um acidente em gruta em portugal.

Á aproximadamente 15 dias fui deparado na comunicaçao social com a noticia de um grupo de escoteiros que se tinha perdido na Serra da Estrela e que tinha sido resgatado pelos Bombeiros. Ate aqui tudo bem, o estranho é como é que ouve tanto alarido á volta disto...

...Porque estava alerta amarelo e os escoteiros deviam era ter ficado em casa. Mas um alerta amarelo que eu saiba não é obrigatoriamente uma proibiçao de ir seja para onde for (desde que bem equipado), por este facto é que leio com grande admiraçao todo este alarido que se criou.

O mais estranho nisto tudo e como é que os bombeiros se orgulham tanto de um resgate que demorou tantas horas (na serra da estrela), que nao tem assim uma dimensão tao grande quanto isso quando comparada com outras nossas vizinhas. Como sera quando acontecer um acidente a serio? Algo mais grave que um grupo de escoteiros perdidos?

Mais estranho ainda é como é que o circo da comunicaçao social é chamado e avisado tao rapidamente... muito provavelmente pelos proprios bombeiros... precisarão assim tanto de publicidade?

Por varias vezes durante as minhas actividades espeleologicas cruzei-me ou com bombeiros ou com "trabalhos feitos por eles" e de nenhuma das vezes fiquei bem impressionado.

Seja quando resolvem treinar a colocaçao de um spit e nem têm um bocadinho de cuidado para escolher a pedra onde vao treinar, começando logo a burilar na parede que lhes aparece á frente, seja quando vejo um bombeiro com um arnes ao contrario !!! e a justificaçao dele depois de alertado para o facto é que lhe tinham dado o arnes assim...

É por estas e por outras que se um dia acontecer um acidente em gruta espero que os bombeiros nem apareçam... para poder ser resgatado em segurança...

Ja estou a ver um chefe dos bombeiros a dizer as seguintes palavras:

-As grutas sao um lugar muito perigoso para se andar, estes espeleologos deviam era estar em casa...

Para terem estas palavras, que as tenham sobre andar de automovel porque isso é que é realmente perigoso.

Parece-me que está na hora de se criar realmente instituiçoes que sejam responsaveis pelos resgates, e no caso da espeleologia essa responsabilidade deveria recair em nos espeleologos.

Aqui ficao alguns links com a noticia dos escoteiros, contada pelos dois lados, como sempre deveria acontecer...

aep48damaia

escoteiros

correiodamanha 1

correiodamanha 2

Que se note que não sou nem nunca fui escoteiro