sexta-feira, 22 de maio de 2009

Capuchinho vermelho e o lobo mau

Porque nem sempre o lobo e mau
Nem capuchinho vermelho é vermelho.


LOBO IBÉRICO:
O lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie do lobo cinzento que ocorre na Península Ibérica. Outrora muito abundante, sua população actual deve rondar os 2000 indivíduos, dos quais cerca de 300 habitam a região norte de Portugal.

Um pouco mais pequeno e esguio que as outras subespécies do lobo cinzento, os lobos-ibéricos machos medem entre 130 a 180 cm de comprimento, enquanto as fêmeas medem de 130 a 160 cm. A altura ao garrote pode chegar aos 70 cm. Os machos adultos pesam geralmente entre 30 a 40 kg e as fêmeas entre 20 a 35 kg.

A cabeça é grande e maciça, com orelhas triangulares relativamente pequenas e olhos oblíquos de cor amarelada. O focinho tem uma área clara, de cor branco-sujo, ao redor da boca. A pelagem é de coloração heterogênea, que vai do castanho amarelado ao acinzentado mesclado ao negro, particularmente sobre o dorso. Na parte anterior das patas dianteiras possuem uma característica faixa longitudinal negra.

Em Portugal a área de distribuição do lobo abrange cerca de 20.000 km² no norte do país. Considera-se que existem duas populações separadas pelo Rio Douro:


Uma população próspera ao norte do Douro, em uma área montanhosa que ocupa os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e pequena parte do distrito do Porto. Essa população abrange cerca de 50 alcatéias e é contínua com a grande população do lado espanhol da fronteira. Áreas protegidas portuguesas importantes para a preservação do lobo ao norte do Douro são o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque Natural do Alvão, o Parque Natural de Montesinho e o Parque Natural do Douro Internacional.

Uma população em declínio ao sul do Douro, distribuída em parte dos distritos de Viseu, Guarda e, talvez, Aveiro e Castelo Branco. Essa população abrange apenas 10 alcateias e encontra-se isolada em relação à população do norte do Douro. Seu futuro é incerto, considerando-se que pode extinguir-se no curto ou médio prazo.


JOANINHA:
Joaninha é o nome popular de um insecto da família Coccinellidae. Os cocinelídeos possuem corpo semi-esférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa. Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias. Seus ovos eclodem em 1 semana e seu estágio larval é de 3 semanas. Possui duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto. Há cerca de 4500 espécies dentro deste grupo, distribuídas por 350 géneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.

As joaninhas são predadores no mundo dos insectos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta e outros tipos de insectos. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores.
A mais vulgar é a Coccinella septempunctata, da Europa, que apresenta geralmente de uma a sete manchas pretas sob fundo vermelho em cada élitro. A sua larva é azul com pintas amarelas. Também é conhecida pelo nome de joaninha-de-sete-pontos.
Existem também joaninhas de cor amarela e verde.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Krubera, a gruta mais profunda ate hoje descoberta.

Situada no maciço calcário de “Arabika”, no Cáucaso ocidental, numa zona disputada entre a Rússia e a Geórgia.
A gruta transformou-se na mais profunda no mundo em 2001 quando a expedição da associação Ukrainian de Speleological alcançou a profundidade de 1.710 m.
Em 2004, pela primeira vez cruzou-se a marca dos 2000m de profundidade, chegando-se aos 2080m, numa exploração também realizada por a associação Ukrainian de Speleological
A profundidade máxima actual de 2.191 m, foi alcançada durante um mergulho de 46m por Gennadiiy Samokhin no depósito terminal, mais uma expedição da associação Ukrainian de Speleological em Agosto - Setembro 2007.
A gruta permanece como a única na terra com 2.000m explorados.


Existem minas de ouro na África do sul que chegam aos 3,400m de profundidade.




Link:http://ngm.nationalgeographic.com/ngm/0505/feature4/multimedia.html

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cueva de los Cristales

Numa altura em que o México esta nas bocas do mundo aqui fica um achado já por muitos conhecido mas sempre fantástico.
Descoberta em 2000 durante as escavações na mina de Naica, corre agora o risco de ficar inundada.


Link: http://ngm.nationalgeographic.com/2008/11/crystal-giants/shea-text/1

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Víbora do Geres

Vibora esculpida num penedo do Geres



Existem duas espécies de víboras no nosso país: a víbora-cornuda (Vipera latasti) e a víbora de seoane (Vipera seoanei). Enquanto a primeira tem uma distribuição generalizada por todo o país, a segunda restringe-se a uma faixa estreita no Norte. Caracterizam-se por possuirem dentes venenosos demasiado longos para permitir o encerramento da boca. Em situações de perigo, normalmente optam por fugir, mas podem morder com destreza quando se vêem encurraladas. Conhecem-se alguns casos fatais de mordeduras, apesar de não serem frequentes e de ocorrerem essencialmente com pessoas débeis, doentes, crianças e idosos. Mas existem antídotos específicos para estas espécies.
Apesar das características potencialmente perigosas destes animais, lembre-se que eles fazem parte dos ecossistemas, desempenhando papéis tão importantes como o controlo das populações de roedores e das doenças por eles disseminadas. O seu desaparecimento tem sempre consequências graves no equilíbrio natural, já tantas vezes instável. Para além deste aspecto, a impressionante e complexa constituição dos venenos abre perspectivas inquestionáveis na investigação médica, na pesquisa de novas substâncias activas com propriedades terapêuticas. Por todos estes motivos, estes animais não devem ser considerados como criaturas perversas e facínoras, mas devem ser respeitados por todas as funções benéficas por que são responsáveis.

Víbora cornuda



Víbora de seoane




terça-feira, 5 de maio de 2009

Valporquero


Comentários

Depois de uma grande inactividade do blog, este teve de ser exportado.
Devido a esse facto grande parte dos comentários perderam-se.Antes que se sintam descriminados ou pensem que o mundo inteiro esta contra vocês e que ate o comentários no meu blog são apagados aqui fica a explicação.

P.S. dentro em breve novos posts